sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Trânsito do Centro do Rio já tem vias interditadas

Ediane Merola


RIO - As interdições nas ruas do Centro do Rio para o carnaval 2010 começaram no primeiro minuto desta sexta-feira e serão implantas, progressivamente, ao longo do dia. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), que programou as alterações, pede aos motoristas que evitem circular de carro pela região, para evitar congestionamentos. A faixa da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira-Centro, entre as ruas Carmo Neto e Santana, já está em meia pista para a montagem dos carros alegóricos das escolas mirins, que desfilam nesta tarde. A partir das 13h, a a interdição neste trecho será total. Às 13h30m, a Rua Benedito Hipólito entre a Rua Carmo Neto e o Sambódromo também estará fechada.


(Confira as interdições no trânsito ao redor do Sambódromo)

Centro de Controle Móvel funcionará no Sambódromo
A partir das 16h30m, a Avenidas Salvador de Sá e a Rua Frei Caneca também ficarão parcialmente interditadas. A CET-Rio vai monitorar e ajustar os sinais de trânsito no Centro, a fim de facilitar a fluxo de veículos.

A partir deste sábado, a CET-Rio levará seu Centro de Controle Móvel para a Sapucaí, de onde fará o monitoramento das câmeras instaladas no entorno do Sambódromo. A unidade, que funciona dentro de um ônibus e foi testada durante o réveillon deste ano, será $em parceria pela prefeitura e pela Secretaria de Segurança do estado.

- A unidade móvel terá acesso às imagens de todas as câmeras da cidade, mas nosso foco é o entorno do sambódromo. Vamos ter dois técnicos do nosso centro de controle e um policial militar acompanhando tudo. A grande vantagem desse trabalho é que vamos ter mais agilidade no deslocamento dos agentes - disse o diretor de operações da CET-Rio, Joaquim Diniz.

Painéis luminosos vão dar informações sobre o trânsito
Na área da Sapucaí estão instaladas cerca de dez câmeras, em pontos como Largo do Estácio, Avenida Presidente Vargas, Praça da Bandeira, Rua Frei Caneca e Avenida Paulo de Frontin. As câmeras da área interna do Sambódromo também serão acompanhadas pela unidade móvel.

Outra novidade para o carnaval, segundo Diniz, é a utilização de 15 painéis móveis, em pontos estratégicos da cidade, exibindo informações sobre o trânsito. Os aparelhos fazem parte de uma parceria entre prefeitura e BB Seguros.

- Vamos usar os painéis estrategicamente, em pontos como Barra da Tijuca, Zona Sul e Centro. Como são móveis,deslocamos os aparelhos de acordo com a necessidade. Eles terão informações sobre blocos, se há rua interditada e darão opções de tráfego - disse o diretor da CET-Rio.

Táxis podem rodar com bandeira 2
Os táxis convencionais do Rio, de cor amarela e com faixa azul nas laterais, estão autorizados a cobrar tarifa 2, a partir das 6h deste sábado, até o meio-dia da Quarta-feira de Cinzas. A determinação foi publicada no Diário Oficial do município desta quinta-feira e divulgada pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). O valor é válido para qualquer horário e região da cidade, sem discriminação.

De acordo com a tabela da secretaria, o quilômetro rodado na tarifa 2 equivale a R$ 1,50. A bandeirada, que desde janeiro de 2008 é R$ 4,30, não sofre alteração. A SMTR explica que o uso dessa tarifa é uma peculiaridade do carnaval, adotada há vários anos. Quem tiver problemas com táxis poderá ligar para o Disque Transportes da SMTR (2286-8010), das 7h às 19h, nos dias úteis. Na Internet, o site é < www21.rio.rj.gov.br/siso/internet/ouvidoria.htm >.


fonte: Jornal Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário